Monday, October 15, 2012

IN & NOW: Teachers' day

Today is my day here in Brazil!!! It's Teachers' Day!!! =) It's in May in the US. These last days I've been celebrating some important Days... on September 30th was the Translator's Day and now it's the Teachers' Day. And I'd like to tell you a little about what this means to me.
Hoje é o meu dia aqui no Brasil!!! É o Dia dos Professores!!! =) Nos EUA é em maio. Nesses últimos dias, comemorei alguns Dias importantes... dia 30 de setembro foi o Dia do Tradutor e agora é o Dia dos Professores. E gostaria de contar para você um pouquinho sobre o que isso significa para mim.

As some of you may know, I'm a translator, interpreter, proofreader, writer, blogger, language interviewer and, yes, I'm a private teacher. I have less students than I'd like to have nowadays because I've been working on so many projects that require so much time from me, but I still try to make do working as a teacher because I just LOVE it!!! 
Como alguns de vocês sabem, sou tradutora, intérprete, revisora, escritora, blogueira, entrevistadora de idiomas e, sim, sou professora particular. Tenho menos alunos do que gostaria de ter hoje em dia porque tenho trabalhado em muitos projetos que exigem muito tempo de mim, mas eu ainda tento fazer acontecer trabalhando como professora porque eu simplesmente ADORO!!!

I have such a great time communicating and passing everything I know to my students, I love the feeling when they learn something and I'm always learning something new with them as well, I enjoy every little minute of the class, sometimes I can notice they feel like saying: "Teacher, please, less energy, calm down!", but when you love something that you do, you do it with so much pleasure and satisfaction that it looks natural to you... Ok, I've started noticing more closely my enthusiasm lately when they are so tired and I'm speaking so loud and singing and things like that... LOL 
My male version... hahaha
Minha versão masculina... hahaha
Eu me divirto me comunicando e passando tudo que sei para meus alunos, adoro a sensação de quando eles aprendem algo e estou sempre aprendendo algo novo com eles também, curto cada minuto da aula, às vezes posso perceber que eles querem dizer: "Professora, por favor, menos energia, acalme-se!", mas quando você ama uma coisa que você faz, você faz isso com tanto prazer e satisfação que parece natural para você... Ok, comecei a perceber mais o meu entusiasmo ultimamente quando eles estão muito cansados e estou falando alto e cantando e coisas do tipo... rs

Unfortunately, many teachers in the world, not only in Brazil, are not so much appreciated as they should. When I worked as an intern in some schools, private or public ones, I had the chance to see this sad and discouraging picture... I hope this can change one day and teachers won't be taken for granted as they are in so many places and even different cultures.
Infelizmente, muitos professores do mundo, não apenas no Brasil, não são muito valorizados como deveriam. Quando trabalhei como estagiária em algumas escolas, particulares ou públicas, tive a oportunidade de ver esse quadro triste e desanimador... espero que isso possa mudar um dia e que os professores não sejam desvalorizados como são em muitos lugares e mesmo em culturas diferentes.


So CONGRATULATIONS to you, teacher, that is such an important figure in everyone's life!!!
Por sua paciência e carinho,
palavras gentis e por dividir o conhecimento comigo,
só gostaria de dizer:
"obrigado"!
Então PARABÉNS para você, professor, que é uma figura Tão importante na vida de todos!!!

PS - By the way, don't forget that teacher, instructor and professor have the same translation in Portuguese (professor), but in English they are more specific words... I'll make a post about it later this week... in the meanwhile, try to guess in which situation would you use each one of the 3 words. 
PS - A propósito, não se esqueçam de que teacher, instructor e professor têm a mesma tradução em português (professor), mas em inglês são palavras mais específicas... farei um post sobre isso ainda esta semana... enquanto isso, tente adivinhar em que situação vocês usariam cada uma dessas 3 palavras.

No comments:

Post a Comment